Muito prolífico, Neil Young é famoso por ter gravado diversos álbuns que, por diversos motivos, nunca chegaram às lojas. "Oceanside Countryside", que só agora, quase 50 anos depois de completo, está ganhando um lançamento oficial, é um desses discos.

Young incluiu uma versão do trabalho no box set "Archives III", mas o que ouvimos aqui é a versão que ele cogitou lançar em 1977, com as mixagens e versões originais.

Boa parte destas músicas acabaram reutilizadas nos três discos originais que o canadense lançou nos anos seguintes. Três delas apareceram em "Comes A Time", duas em "Rust Never Sleeps" (1979) e mais três em "Hawks And Doves" (1980).

Há ainda "Dance, Dance, Dance", composição de 1969 que nunca apareceu em um álbum oficial do músico e "It Might Have Been", versão de uma obscura canção gravada originalmente por Jo London.

"Oceanside Countryside" é um disco tranquilo, em levada country/folk e dividido em duas metades bem distintas: o lado A traz performances solo. No B, Young é acompanhado por uma banda.

Ouça: